A arte milenar de se fabricar facas é mais que um ofício, é uma paixão para os artesãos!
- Licínia Iossi - TV Unesp
- 16 de ago. de 2016
- 1 min de leitura
Você já escutou o termo cutelaria? Sabe o que ele significa? Não?!
Achei essa matéria bem interessante no site da TV Unesp.
O programa Tradições do Interior foi atrás de grandes artesãos que fabricam mais do que facas! Um instrumento que faz parte da história da humanidade, as facas surgiram por diferentes necessidades como por exemplo a defesa de outros animais e o corte de alimentos. Com o passar do tempo as facas foram se aperfeiçoando e evoluíram de lascas de pedras até as várias ligas de aço e cerâmica, porém com o mesmo método de fabricação até hoje utilizados.
Com técnicas milenares, os artesãos através de vários processos como a escolha do aço, a forja, o tratamento térmico, o revenimento*, o polimento e outros métodos são criadas peças únicas, entre elas facas, canivetes e outros tipos de lâminas!
Hoje em dia para muitos as facas são apenas objetos de uso comum.... mas para outros, a fabricação de uma peça que pode levar meses ou anos é uma obra de arte, sendo apreciada por muitos colecionadores e apaixonados por facas! Quer conhecer mais sobre este assunto? Assista ao Tradições do Interior – Cutelaria, no site da TV Unesp!
Revenimento é aplicado nos aços para corrigir a tenacidade e a dureza excessiva, conseguindo o aumento da tenacidade dos aços.
Revenimento é o reaquecimento das peças temperadas, a temperaturas abaixo da linha inferior de transformação do aço.
Comments